Anos Finais

Sugestões para uso dos recursos do site para os anos finais.

Sem Blá-blá-blá

Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

Olá, temos uma dica de serviço que pode te ajudar a promover momentos de diálogo e reflexão de temas com a turma nessa fase de ensino híbrido.

 Que tal convidar seus alunos para um bate papo? Se permitirmos esse espaço no planejamento, as questões que os incomodam podem ser repensadas e, a partir de um trabalho cuidadoso, gerarem aprendizagens muito ricas. Mas, antes de começar qualquer proposta de comunicação como esta, tenha em mente que você precisará estar disponível ao diálogo e ser um(a) mediador(a) divertido(a) e afetuoso(a) com os adolescentes. 

“Bora” começar? Você vai precisar de textos de input que ajudem a esquentar os motores e eles já estão prontinhos para te ajudar! Acesse a seção Sem Blá-blá-blá, na aba do 6 ao 9 ano.

Sugestão pedagógica: Seja observador(a) sensível aos temas  e comportamentos que aparecem nos encontros online da turma. As conversas entre você e eles, as questões e incômodos que se manifestam na aula, a baixa participação do aluno, a pouca produção e comprometimento acadêmico são alguns exemplos que merecem atenção e podem ser alvo nessa experiência com eles.

Identifique os pontos de atenção e desenhe seu plano de ação. Use dinâmicas de grupo, pois são ferramentas que ajudam a integrar a turma, desenvolver habilidades socioemocionais (como empatia e trabalho em grupo) ou tornar a atividade pedagógica ainda mais atraente. Mesmo à distância, é possível realizá-las! Use ferramentas como WhatsApp, Skype e as que facilitam a comunicação online.

Uma dinâmica bem comum, usada presencialmente e que, adaptada, pode ser a primeira nessa experiência é a GV (grupo de verbalização) - GO (grupo de observação). Veja os passos:

1. Escolha um texto (os alunos também podem escolher o tema em outros momentos) e prepare perguntas sobre ele. 
2. Através da comunicação pelo WhatsApp, explique o que irão fazer, indicando a leitura do texto escolhido. Em seguida, divida a turma em dois grupos (GV-GO), combine as regras de como devem agir na atividade: comentários breves escritos ou em áudio, tempo total da atividade, autoavaliação escrita e entregue por e-mail.
3. Lance uma pergunta a cada momento e conte o tempo de debate para cada grupo.
4. O grupo de verbalização tem a tarefa de iniciar o debate. O grupo de observação vai acompanhar e esperar a vez de falar, a partir dos comentários que leu ou ouviu. 
5. O(A) professor(a) indica a hora de cada grupo se manifestar, faz pequenas intervenções com as perguntas do tema ou outras motivacionais e anota pontos que merecem atenção.
6. Ao final, faça um áudio usando uma comunicação afetiva e acolhedora, destacando os pontos principais que observou e, principalmente, as opiniões e soluções que o próprio grupo deu às situações discutidas. 

Vale lembrar que a atividade não tem a intenção de esgotar as dúvidas, questões ou tensões da turma, mas incentivar a reflexão, a comunicação ativa, o diálogo entre todos e, principalmente, inventariar recursos socioafetivos na condução dos problemas da nossa vida cotidiana.

Há temas que são mais adequados para essa atividade à distância e que podem ser encontrados no serviço que oferecemos: Respeito às diferenças na escola; Zoação tem limite, Vou repetir de ano, e agora?, Se é verdade que a roupa “fala, a sua diz o que?”; A amizade por um fio; Nerd ou popular?; Ah! Que Raiva; Mau humor; O que elas gostam neles e vice versa etc.

Por fim, busque os sites de dinâmicas de grupo online e promova o diálogo, a empatia, o respeito ao outro, a atenção à vida acadêmica e futuro profissional e, consequentemente, estimule o melhor desempenho acadêmico dos seus alunos.

Bom trabalho por aí!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.