Anos Iniciais

Sugestões para uso dos recursos do site para os anos iniciais.

Você Sabia?

Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google


As crianças costumam fazer perguntas inusitadas e muitas podem se tornar conteúdos muito interessantes e complementares ao plano escolar. Não perca de vista a oportunidade de “pescar” essas perguntas que aparecem repentinamente durante uma aula ou mesmo em momentos descontraídos. 

Para estimular ainda mais o hábito de fazer perguntas, disponibilizamos para o professor a seção  VOCÊ SABIA?, inserida na disciplina de Ciências. É  uma seção que traz temas curiosos e divertidos com respostas baseadas em dados científicos e  numa linguagem fácil e atraente.

Sugestão pedagógica: Comece com uma proposta de sala de aula invertida em que a ideia é começar o processo pelo aluno  que faz um estudo/pesquisa/exercício prévio do conteúdo a ser explorado pelo professor. Aqui, o aluno é ativo dirigindo o seu processo de aprender.

Vamos, então, pensar em como seria estudar um conteúdo qualquer de Ciências por essa metodologia. Em duas etapas, explore da seguinte forma:
Etapa 1- Indique na seção Você Sabia alguns assuntos que podem atrair os alunos pela proximidade de interesses. Monte uma lista com 6 a 10 perguntas retiradas dos textos disponíveis. Peça que, em duplas, os alunos leiam as perguntas e escolham a que mais interessar. Em seguida, você disponibiliza por whatsappo o link do texto completo para um componente da dupla que deverá repassar para o companheiro. Para  ter acesso aos textos, acesse o serviço pelo de menu de 1 ao 5 ano ou de 6 ao 9 ano / Ciências / Você Sabia?.

Num dia combinado, cada dupla faz a pergunta do seu texto para as outras duplas (num grupo do whatsapp) que tentarão responder em tempo definido. Os alunos podem pesquisar no site desde que não fujam do propósito que é  produzir um texto curto e objetivo, uma síntese. As duplas que responderem de forma mais adequada à proposta ou aproximada da resposta que está no texto original ganham ponto.

Etapa 2-  Planeje que conteúdos pretende trabalhar no período, escolha um ou dois que permita desdobramentos do assunto. Proponha aos alunos que criem perguntas diferentes, inovadoras, sobre o tema que você irá apresentar e as distribuam para os colegas da turma. Assim, cada aluno irá criar uma pergunta e responder outra dada por um colega. Combine uma aula online e antes de apresentar a matéria, estimule os alunos a conversarem entre si através das perguntas que criaram, ou seja, um primeiro aluno apresenta a pergunta que criou, o outro responde e segue fazendo a  sua pergunta também. 
 
Estimule que visitem a seção com frequência!

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.