Nos Tempos do Coronavírus

Aqui os pais encontram dicas para lidar com o recesso escolar.

Memórias da Pandemia

A  A  A     

 


Faz parte da nossa cultura registrar os momentos mais significativos de nossas vidas, talvez na tentativa de eternizá-los. Assim, registramos nascimentos, casamentos, aniversários, viagens, confraternizações de final de ano, carnavais, batizados, bodas. Esses registros vão fazer parte de álbuns, antes físicos, agora quase sempre virtuais e vez por outra são resgatados, quer seja numa prosaica arrumação de gavetas, quer seja num momento em que desejemos simplesmente recordar. 

A disseminação dos smartphones ampliou esse hábito e o estendeu para as redes sociais, incorporando o registro do cotidiano.

Certamente o isolamento social em decorrência da pandemia já rendeu muitos flagrantes, distribuídos entre amigos, pelas mídias sociais.
Mas você já pensou em fazer um registro para posteridade? Da mesma forma como documentamos aqueles momentos mais especiais e os arquivamos em álbuns, por que não fazer um álbum com nossas memórias da pandemia. 

Pode ser que a primeira reação seja de repulsa. Afinal, tentamos afastar aquilo que nos deixa tristes, que nos provoca dor. Mas pense no futuro. Rever esses momentos vai fazer a família lembrar do quanto foram importantes uns para os outros e de como se apoiaram mutuamente para passar estes dias.

Converse com a família e proponha o desafio. Explique que, ao longo da história, as sociedades sempre documentaram suas vivências. E o que vocês estão vivendo agora é excepcional. Cada um escolhe a forma de registro: pode ser foto, vídeo, um desenho ou texto e pode fazer quantos registros quiser e quando quiser. O importante é registrar. Depois combine a forma de reunir esses registros: num álbum virtual, numa pasta com os textos escritos e desenhos. Escolham um nome para esse conjunto de documentos. E arquive.

Quando tudo isto estiver distante, vocês vão se lembrar de quanto foram importantes uns para os outros. 

 



Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google