FRUTAS - CURIOSIDADES

Aqui você fica conhecendo algumas curiosidades sobre algumas frutas!




Cereja

Crê-se que a cerejeira é originária da Europa central e do sul e, talvez da Inglaterra. Mas a qualidade do fruto, consumido fresco e em conservas e licores, tem favorecido seu cultivo em muitas zonas do mundo.

Topo da página


Kiwi

A Nova Zelândia é o maior produtor do fruto conhecido como kiwi, que é a baga comestível de Actinidia chinensis. Recebeu este nome por causa da ave que habita aquele país e se alimenta deste fruto.

Topo da página


Pimenta-negra

A pimenta-negra ou pimenta-do-reino, originária da Índia e considerada durante muito tempo a especiaria mais importante do mundo, é usada na cozinha há mais de 3.000 anos. Obtém-se a partir do fruto imaturo dessecado da pimenteira.

Topo da página


Rícino

As sementes do fruto espinhoso do rícino Ricinus communis contêm um óleo purgante que é extraído por pressão. Mediante outros tratamentos, o óleo é usado na elaboração de vernizes e tintas. Em estado natural, tanto as sementes como outras partes da planta são muito venenosas.

Topo da página


Limão

Acredita-se que o limoeiro chegou à Europa e à África durante a Idade Média, procedente do Oriente Médio. Atualmente, é cultivado em muitas regiões tropicais e subtropicais. A árvore produz grande quantidade de frutos (até 1.000 ou 2.000 por ano) continuamente; hoje, tende-se a classificar o fruto como baga.

Topo da página


Abacate

A árvore do abacate é originária da América Central e era um manjar já conhecido pelos antigos povos indígenas americanos. Atualmente, cultiva-se por seu fruto, rico em gordura e proteínas, em grande número de países.

Topo da página


Abóbora

A abóbora e a abobrinha são plantas e frutos do gênero Cucurbita. A planta é rasteira, com folhas e flor de cor amarelo-alaranjado. O fruto se destina ao consumo humano.

Topo da página


Abricó-do-pará

O fruto do abricó-do-pará (Mammea americana) tem uma polpa perfumada e saborosa, que é consumida na Amazônia, amassada com açúcar.

Topo da página


Ameixa européia

A ameixa européia é considerada o mais importante dos frutos da família das ameixas e é cultivada há muito tempo. É provável que proceda do mar Cáspio e tenha chegado à América do Norte com os primeiros colonos. Todas as espécies formam um fruto com caroço duro chamado drupa, de cor que varia entre o amarelo, o verde e o vermelho escuro. As variedades de cor azul purpúrea são as mais cultivadas.

Topo da página


Amora

A amora é um arbusto perenifólio de talos lenhosos, às vezes cultivado pelo fruto, que se usa para preparar geléias, conservas e licores.

Topo da página


Cacau

O cacau é obtido das sementes do fruto desta árvore. Depois da colheita, as sementes são fermentadas, para que adquiram seu aroma característico. O cacau é muito nutritivo: contém quase 20% de proteínas, cerca de 40% de hidratos de carbono e aproxidamente 40% de gorduras. Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Brasil são os maiores produtores.

Topo da página


Damasco

O damasqueiro (também chamado chabacano, no México) é cultivado pelo fruto amarelo, macio, arredondado e de sabor delicado; é consumido fresco, enlatado, seco e em doce. Costuma ser colhido antes que amadureça por completo.

Topo da página


Groselha

A groselheira, Ribes sativum, é um dos numerosos arbustos cultivados pelo fruto comestível que produzem. Na Europa, é costume cultivar a groselha em jardins particulares para preparar geléias, doces e licores.

Topo da página


Este material é parte integrante da Enciclopédia Encarta 2000 e tem sua utilização autorizada pela Microsoft Informática Ltda.