Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que o gargarejo com água morna e sal alivia a dor de garganta?

O gargarejo, uma receita normalmente associada ao conhecimento empírico das pessoas mais velhas, é comumente utilizado para  dor de garganta.

Antes de entender sobre a ação da água morna com sal na diminuição da dor de garganta temos que saber o que causa essa dor.
 
A dor de garganta normalmente é sintoma de uma inflamação ou de uma infecção e está associada a problemas como gripe, resfriado, faringite, amigdalite e mononucleose. Em uma boa parte desses casos existe a formação de pontos de pus nas amígdalas e aumento dos linfonodos (gânglios) do pescoço, o que causa grande incômodo quando a pessoa deglute, engole, pois a região fragilizada e inflamada diminui a área de passagem da garganta.

Mas qual o benefício proporcionado pela água morna?
 
A água morna está em uma temperatura bem próxima ao corpo, que é cerca de 36º C, e quando  em contato com a mucosa irritada proporciona a vasodilatação dos vasos sanguíneos, aumentando a circulação local e auxiliando a chegada das células de defesa na região. Em consequência, ocorre a  a diminuição dos linfonodos, aumentando a área de passagem e facilitando a deglutição.

E o sal?

O sal  diminui a agressividade da água sobre a região, já que temos aproximadamente 0,9% de sódio no sangue. O acréscimo de sal faz com que a concentração salina da água fique próxima à do sangue, proporcionando também o aumento da eficácia da remoção de muco que se forma na garganta.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.