Questão do Dia

Questões de exames anteriores com respostas e comentários formulados por professores. Confira o calendário!

Disciplina: Literatura

Data: 1/3/2021

PUC-MG

Os fragmentos abaixo, retirados de obras da Literatura Brasileira, caracterizam a ideologia criada pelo Indianismo, exceto

a) “(…) No “O Guarani” o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas…”

b) “(…) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade.”

c) “(…) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação.”

d) “(…) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança.”

e) “(…) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz.”

Resposta: E

O índio na prosa é parcialmente modificado de sua realidade histórica. Com a Independência do Brasil, os autores literários fizeram uso da imagem do índio para criar um sentimento nacionalista à terra brasileira. Associados à sua liberdade, ao ambiente “selvagem” descrito pelos colonos e seus costumes culturais, essas características foram exaltadas, tratando a figura indígena de forma heroica.

Questões Anteriores