Ensino Médio

Sugestões para uso dos recursos do site para o ensino médio.

Cine História

Compartilhe: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google


O cinema é uma ferramenta didática muito interessante para o professor. Além de aproximar o aluno de um conteúdo que se quer explorar, o filme traz uma linguagem atraente que sempre agrada aos adolescentes.  No entanto, é preciso ter em mente um objetivo pedagógico e escolher  produções que realmente façam sentido para os alunos e para o planejamento de ensino.

Estimule a prática social de ver filmes, propondo ao aluno pensar criticamente sobre vários aspectos do ponto de vista da história, da linguagem, da estética, dos valores culturais e sociais. Somado a isso, o filme pode auxiliar na compreensão de conteúdos curriculares em diversas disciplinas dentro de sequências e projetos didáticos.

Então, o que está esperando? Visite a seção CINE HISTÓRIA, na aba do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, na disciplina de História  e comece um trabalho envolvente e criativo com seus alunos.

Sugestão Pedagógica: Escolha um filme a partir de um conteúdo da História, de um projeto didático ou de um interesse específico da turma. Uma dica importante! Não peça que façam resumos dessas obras, apenas críticas, resenhas, se for o caso. Permita que seus alunos mergulhem no enredo sem que fiquem pensando nas tarefas que podem vir depois.

Depois de assistirem em suas casas, promova uma roda de conversa  através de ferramenta de videoconferência, lançando  pequenas “questões que podem gerar o debate e a curiosidade sobre o que se quer explorar no filme.

Se o objetivo é também a aproximação com a linguagem, tenha organizados os conceitos que serão tratados para as análises. A ideia é que todos se concentrem na obra e se divirtam ao assistirem. O que vem depois, será mais bem aproveitado com a motivação de todos!!!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.